Flat panel radiologia digital
PROPRIEDADES DO FLAT PANEL RADIOLOGIA DIGITAL QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE IMAGEM.
As principais propriedades consideradas no flat panel radiologia digital são as listadas abaixo e elas determinam as características técnicas importantes desta tecnologia e as mesmas diferenciam a qualidade entre os fabricantes do mercado.
Medida do sinal e Ruído do l flat panel radiologia digital
O sinal obtido no DDA é a resposta do flat panel radiologia digital a radiação gerada e o ruído é o desvio relativo esta radiação. Basicamente esse parâmetro define quanto da radiação gerada na ampola de Raio X é aproveitada.
Este parâmetro do flat panel radiologia digital esta diretamente ligado a qualidade do cintilador utilizado e é conhecido como SNR (Signal to Noise Ratio). O cintilador é uma camada que é responsável pelo brilho que é absorvido pelo DDA no flat panel radiologia. Existem duas tecnologias no uso do cintilador, a primeira é chamada de indireta onde uma camada da mesma é depositada sobre o DDA e a segunda é a chamada direta onde é efetuada a difusão do cintilado junto com os componentes do DDA
Resolução Espacial Básica do flat panel radiologia digital
Este parâmetro é o grau de perda de definição da imagem e é caracterizado por um sistema de imagem e sua capacidade de distinguir a separação de 2 ponto adjacentes. O processo básico de medição deste parâmetro é a utilização da medida de IQI (Indicador de Qualidade de Imagem) de um fio duplo. Na prática este parâmetro define a resolução e definição da qualidade de imagem do flat panel radiologia digital
Função de Transferência de Modulação (TFM) de um flat panel radiologia digital
É a capacidade do flat panel radiologia de reproduzir o contraste da imagem. Este parâmetro é importante para a qualidade das imagens geradas no Raio X.
Relação Sinal Ruído (SNR) do flat panel radiologia digital
É a influência do ruído na visibilidade de um detalhe de radiologia. Para o controle deste parâmetro são criados algoritmos matemáticos de tratamento da imagem para poder filtrar ou melhorar a imagem capturada.
Eficiência do flat panel radiologia digital
É a habilidade de um DDA chegar a um valor SNR. Quanto mais eficiente maior o SNR, ou seja, menor a quantidade de ruído.
Lag do flat panel radiologia
É o quanto persistência de um sinal residual após o término de uma exposição. Isto pode ser observado com o tempo e nas imagens subsequentes.
Pixels defeituosos do flat panel radiologia
É qualquer pixel que esteja fora do padrão de qualidade no DDA. Com o tempo verifica-se que existem pixels que falham e que através de software podem ser compensados através de uma calibração.
Sensibilidade ao Contraste do flat panel radiologia
É a capacidade de um sistema distinguir diferenças de espessura e densidade
Para saber mais sobre Flat panel radiologia digital
Ligue para (11) 4612-1040