Setembro Amarelo 2023

Setembro Amarelo 2023

Publicado por: iCRx Solutions Publicado: 19/09/2023 Visitas: 660 Comentários: 0

A ação de tirar a própria vida é a causa principal de morte violenta em todo o mundo, resultando em 11,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa perde a vida devido ao suicídio, e muitas outras tentativas de suicídio são registradas para cada caso fatal.

É um desafio entender por que algumas pessoas optam por se suicidar, mesmo quando estão enfrentando circunstâncias semelhantes ou até mais difíceis do que outras que não tomam essa decisão. A maioria das pessoas que consideram o suicídio expressa seus pensamentos ou emite sinais, e conversar sobre o assunto não aumenta o risco. Na verdade, dialogar com alguém a respeito desses pensamentos pode ajudar a aliviar a angústia e a tensão associadas a eles.

O suicídio em si não é uma condição médica, nem necessariamente um reflexo de uma doença, mas transtornos mentais desempenham um papel significativo nas decisões de suicídio.

Identificar e tratar doenças psiquiátricas é a medida primordial para prevenir o suicídio. Portanto, é crucial combater o estigma em torno do sofrimento mental: a depressão, o transtorno bipolar e outros distúrbios psiquiátricos podem afetar qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade, personalidade ou status social.


Como oferecer apoio?


Demonstre seu cuidado

Mostre que se preocupa com a pessoa e que ela não está sozinha. Ofereça assistência sem fazer julgamentos ou dar conselhos: Pergunte, por exemplo: "Estou preocupado com você. Quer conversar? Como posso ajudar?"


Evite fazer comparações de sofrimento

Não pressione seu amigo para que ele se sinta bem por ter menos problemas do que outras pessoas. Cada indivíduo lida com suas emoções de maneira única.


Pergunte sobre pensamentos suicidas

Se a resposta for "sim," evite entrar em pânico. Compartilhar pensamentos suicidas pode aliviar a sensação de isolamento.


Recomende assistência profissional

Se você conhece alguém que está enfrentando dificuldades emocionais, ouça o que essa pessoa tem a dizer e forneça o suporte necessário para que ela busque ajuda de um profissional. Você pode sugerir, por exemplo: "Está tudo bem se você não quiser compartilhar comigo, mas gostaria de ajuda de um profissional?"

Tags: setembroamarelo

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.