SOFTWARE - PACS
- Modelo: software de imagem
-
R$ 0,00
SOFTWARE DE IMAGEM
O PACS (Picture Archiving and Communication System) Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, é um software desenvolvido especialmente para clínicas de diagnóstico por imagem. É uma arquitetura computacional criada para capturar, armazenar, distribuir, gravar e laudar imagens médicas.
A partir do compartilhamento de imagens, proposto pelo PACS, é possível obter diagnósticos à distância (Telerradiologia)ou até uma segunda opinião especializada. Para os profissionais de saúde estão claras as vantagens, que vão desde integração de dados até diminuição de erros em todo o fluxo de trabalho.
Esse sistema atende todo o fluxo das unidades de saúde, desde a geração de imagens, diagnóstico, laudo, visualização de exames por pacientes e médicos até o monitoramento do processo. Para o gestor, as melhorias vão além de facilitar a rotina.
COMO FUNCIONA
O PACS proporciona a interação entre ambientes que possuam comunicação, visualização, manipulação e armazenamento de imagens médicas nos serviços de saúde.
De forma simplificada, o sistema consiste na realização de cinco etapas básicas:
- Primeiro, equipamentos utilizados em exames de diagnóstico captam imagens da parte do corpo estudada.
- Em seguida, os registros são transmitidos pelo equipamento a um servidor de imagens, através de um protocolo de transferência, que determina em que formato estarão (DICOM, HL7, entre outros).
- Na terceira etapa, os dados transmitidos são armazenados em um banco de dados do próprio servidor e/ou numa estrutura de dados externa, a exemplo da nuvem (local de arquivamento na internet).
- Uma vez armazenadas, as informações ficam disponíveis para visualização em estações de trabalho (offline) ou sistemas localizados na web, como as plataformas utilizadas por empresas de telemedicina.
- Por fim, os dados podem ser adquiridos por pacientes e profissionais de saúde, desde que estejam credenciados para baixar, imprimir ou salvar essas informações.
BENEFÍCIOS
- Redução dos custos
- Melhoria no gerenciamento dos dados dos pacientes (Diminui a chance de perda de laudo)
- Redução das taxas de repetição de exames
- Diminuição de tempo de procura de exames
- Integração com outros sistemas
- Padronização de sistemas
- Mobilidade de dados
- Contribuição para um planeta mais sustentável
- Otimiza diagnósticos