O que é tomografia computadorizada e diagnósticos possíveis

O que é tomografia computadorizada e diagnósticos possíveis

Publicado por: Icrx Solutions Publicado: 09/12/2021 Visitas: 1266 Comentários: 0

De forma resumida, o que é tomografia computadorizada pode ser resumido. Isto porque ela serve como um exame complementar para avaliar doenças do corpo inteiro. Ela é melhor para avaliar a parte óssea, mas também serve para os órgãos internos.

A TC também pode ser realizada com contraste, o que ajuda a definir alguns diagnósticos específicos. Por exemplo, ele auxilia a verificar a existência de sangramentos.

Ainda, a tomografia computadorizada tem a vantagem de poder ser feito com bastante rapidez numa emergência, ao contrário da ressonância. Então, acaba sendo bastante útil.

Principais resultados na TC

Apresentado o que é tomografia computadorizada, pode-se dizer, ainda, que é um exame que permite auxiliar no diagnóstico uma série de patologias. Ela sinaliza e detecta sobretudo as seguintes:

  • Doenças vasculares (coronarianas, ateroscleroses de carótida, etc)
  • Tumores (benignos e malignos)
  • Nódulos pulmonares e cerebrais
  • Vasos cerebrais
  • Alterações na coluna (hérnias, por exemplo)
  • Acidente vascular cerebral ou hemorrágico

Estas alterações são possíveis de serem observadas em particular com o auxílio do laudo. Embora as imagens sejam de grande valia, a conclusão do laudo já indica se a descrição anatômica apresenta alguma alteração ou se está normal.

Como resultado, o médico já tem possíveis caminhos para sustentar ou não suas hipóteses de diagnóstico. Assim, a TC é um exame com um grande potencial.

Tipos de laudo

tomografia computadorizada

Após entender o que é tomografia computadorizada, vamos ao tipo de laudo. Normalmente, o utilizado é um entre três. Entre eles, estão o laudo narrativo da tomografia computadorizada, o laudo de tomografia contextual e o laudo estruturado tradicional.

No primeiro caso, o especialista escreve livremente suas impressões sobre as imagens geradas pelo tomógrafo. Dessa forma, ele não segue nenhum padrão pré-estabelecido, o que torna muito difícil a comparação com outras TCs que o paciente possa ter.

Já o segundo caso é quase o oposto, uma vez que é considerado um dos preferidos dos médicos pela precisão. Ele se relaciona diretamente à possível enfermidade a partir da sua localização no corpo, o que já facilita no diagnóstico.

Por fim, o terceiro tipo de laudo para tomografia computadorizada é o que estabelece a Sociedade Brasileira de Radiologia. Ele possui perguntas e respostas que devem ser preenchidas. Este, porém, acaba sendo considerado muito amplo e pouco específico pela maioria dos especialistas.

Dessa forma, na hora de realizar uma tomografia computadorizada, o especialista deve seguir um desses laudos. Este exame possui diversas vantagens, e por isso é um dos mais utilizados no auxílio à tomada do diagnóstico.

Se você gostou de saber sobre o que é tomografia computadorizada e como são feitos os laudos, compartilhe este post! Além disso, venha conhecer as soluções que oferecemos aqui na ICRX!

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.